Associated Courses
Project Finance – Turma XXV Início: 15/04/2024 Fim: 19/06/2024
Valor para não associados: R$3.000,00
Valor para associados: R$2.820,00
Fora de estoque
Project Finance - Turma XXV
Introdução:
A competitividade de qualquer empreendimento é determinada por um sensível balanço entre a eficiência na utilização de recursos e a qualidade dos bens e serviços produzidos. Os principais recursos utilizados no setor de infraestrutura, particularmente nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia, são caros e escassos, destacando a eficiência em sua contratação e gestão como um dos pontos de destaque para viabilizar qualquer projeto. Em todo o mundo a utilização de project finance, a mais sofisticada entre todas as modalidades de financiamento empresarial, acabou por difundir-se como o principal meio de financiamento do setor.
Objetivo:
O objetivo do Curso de Project Finance é preparar o aluno para atuar nas diversas partes envolvidas no financiamento de projetos de infraestrutura: empresas, financiadores, seguradoras e demais colaboradoras. Visa também criar um olhar integrado sobre os empreendimentos em suas várias etapas: planejamento, licitação, financiamento, construção e gestão, compreendendo como os instrumentos transmutam ao se passar de uma fase para outra.
Conteúdo programático:
Módulo I – Introdução:
Por que Project Finance? História, ciclos de negócios e situação corrente (4 horas).
Nessa aula tratamos de uma revisão do processo histórico de industrialização iniciado na década de 1930, que culmina nos programas de privatizações e concessões da década de 1990 e nas PPP's da década de 2000. Neste quadro mais amplo de limitamos a importância que o Project Finance tem em sua consolidação. Desfazemos a visão comum de que Project Finance é uma matéria criada por financista sem um tubo de ensaio para re-contextualizarmos a disciplina como o resultado de um processo histórico evolutivo para compreender onde estamos e quais serão os próximos desafios neste campo de atuação.
Nesta aula abordaremos:
- Apresentação do curso, estrutura de disciplina, exposição preliminar dos casos e sua motivação.
- Os ciclos regulatórios internacionais e o Project Finance no movimento de desestatização da década de 1990.
- O padrão de crescimento e desenvolvimento econômico brasileiro e o Project Finance como uma resposta à estagnação da década de 1980.
- Desafios e tendências para o Project Finance no futuro.
Um dos pontos mais importantes da aula é compreender como a dinâmica futura será construída a partir das lições do passado, particularmente o novo papel que as empresas públicas de verão desempenhar e como deverá ser sua nova formatação.
Estrutura do Mercado Financeiro (4 horas)
Quais as principais peculiaridades financeiras e contratuais em negócios desenvolvidos no setor de infraestrutura? Por detrás das diversas respostas empíricas, os princípios de finanças e direito devem ser revistos sob a ótica da eficiência econômica.
Os instrumentos de financiamento com re Workshops de terceiros é bem delineado nesta seção a partir das teorias de custos de produção e transação. Apesar de aparentemente "acadêmica", esta seção é relevante, pois dela emergemos padrões contratuais, de governança e monitoramento adotados no setor. Nesta seção abordaremos
- A arquitetura de funcionamento dos mercados: da macroeconomia à microeconomia e a arquitetura moderna dos mercados de capitais;
- Determinação do Custo de Financiamento por segmento de mercado: custos de operação e custos de transação;
- Estrutura do custo de financiamento no caso clássico e seus reflexos sobre o setor de infraestrutura
- Teorias sobre o custo de capital: abordagem de risco x retorno
- Instrumentos de mitigação de riscos: termos do contrato de concessão, seguros, garantias, a participação de agências multilaterais
- Custos administrativos do financiamento
Módulo II – Fontes de financiamento
Fontes de Financiamento, BNDES e Bancos Comerciais (4 horas)
As aulas dedicadas à discussão sobre fontes de financiamento possuem caráter eminentemente aplicado. A partir da estrutura conceitual formulada no primeiro módulo do curso, desdobramos as principais figuras em termos práticos e discutimos como funcionam as principais instituições envolvidas no processo de estruturação de financiamento para projetos de infraestrutura.
Serão abordados temas como custos, etapas, prazos, garantias e outros correlatos. A palestra ilustrará vários modelos utilizados em diferentes casos no setor de energia e em outros setores de interesse.
Fontes Internacionais de Financiamento: BID, IFC, ECAs (4 horas)
Serão discutidas outras fontes tradicionais de recursos para Project Finance, em particular as agências multilaterais de financiamento e as agências de promoção à exportação. De forma similar à primeira palestra, serão abordados os principais modelos de financiamento, os prazos, as taxas, os processos de aprovação internos e debatidos os casos mais recentes de sucesso nesta modalidade.
Fontes de Financiamento Privadas: FIP’s, Debêntures, Mini Perms, novas fontes de financiamento e investimento (4 horas)
Nesta seção será abordada a identificação de novas fontes, padrões e atores envolvidos em novos instrumentos de financiamento:
- Fundos de Participação
- Debêntures públicas e privadas
- Novas modalidades de empréstimo direto
- Estruturação híbrida
- Mezzanine finance
Palestra: Fontes Internacionais de Financiamento (4 horas): Palestra a ser ministrada por expert do setor de financiamento de projetos no exterior, retratando operações estruturadas com o Banco Mundial, Bancos Comerciais Internacionais e outros agentes.
Módulo III – Análise financeira de projeto
Seção de Revisão de Finanças e Estatística
Revisão dos principais conceitos de Estatística
- Estatística descritiva
- Medidas de posição e dispersão
- Metodologia de cálculo de medidas
- Inferência estatística
Revisão dos principais conceitos de Matemática Financeira
1) Noções básicas
- Valor do dinheiro no tempo
- Diagramas de fluxo de caixa
2) Regime de Capitalização Simples
3) Regime de Capitalização Composto
4) Taxas de Juros
- Taxas Proporcionais e Equivalentes
- Taxas Nominais e Efetivas
- Taxa Over
- Taxa de Juros Real
- Taxa Média
5) Desconto
- Desconto Simples (Comercial ou Bancário)
- Desconto Composto Racional
6) Fluxos de Caixa
- Fluxos de Caixa Uniformes
- Fluxos de Caixa Mistos
7) Análise de Fluxos de Caixa e Figuras de Mérito
8) Sistemas de Amortização
- SAC
- Tabela Price
Modelagem financeira aplicada a Project Finance (6 horas)
A discussão mais ampla ocorre sobre a arquitetura reflexa Projeto –Análise Financeira-Investidor-Financiador, e a forma como ocorre o processo decisório em Project finance. Está a bordagem é utilizada para que os alunos compreendam que os conhecimentos técnicos sobre modelagem financeira, que muitos já têm, somente possuem utilização na medida em que se
Sabe exatamente o que estudar, quais as variáveis chave que o fluxo de caixa nos contam e como tais variáveis orientam o processo decisório dos diversos agentes envolvidos.
Entramos na segunda parte da aula com uma visão aplicada da elaboração do Plano de Negócios:
- Objetivos e funcionalidades de um plano de negócios
- Como estruturar o plano de negócios? Modelos de fluxo de caixa, opções reais e derivações
- Análise de projetos versus análise de valor agregado para os acionistas
- Indicadores de financiabilidade e atratividade do empreendimento
Estimação de Receitas e Custos (4 horas)
Nesta aula discutimos estimação de receitas e custos como um tópico específico. No tocante à receitas, tratamos de dois modelos de estimação, metodologias qualitativas e metodologias quantitativas, em 4 estágios (por exemplo, utilizadas em rodovias e transporte público).
- Análise de receitas
- Avaliação contratual e segurança sobre receitas
- Modelos estatísticos de estimação de receitas
- Modelos econômicos de estimação de receitas
- Análise de mercado, ambiente competitivo e impacto sobre a geração de caixa
Em seguida abordamos as teorias por trás de análises de custos e investimentos, que são teorias interessantes e de aplicação prática em Project Finance. A principal visão refere-se à decisão de "makeorbuy", aplicável a governo e empresas privadas.
- Estruturação de custeio corrente
- Análise de investimentos, re-investimentos e atualização tecnológica
- Tributos
- Custos ambientais, previsíveis e imprevisíveis
- Estimativas de contingências
- Reflexos contratuais para financiadores
- Modelagem do setor elétrico
Modelagem Financeira de Risco (6 horas)
A aula versa sobre a aplicação, de forma mais dura, das teorias precedente são objeto de análise em Project Finance. Com o plano de negócios consolidado nas aulas anteriores, os alunos são forçados a identificar elementos de negociação, valores de seguros (performance bond, completion Bond), capacidade de suporte de financiamento e modelagem na ponta, como por exemplo usando fluxos de repagamento heterodoxos.
Módulo IV – Estrutura jurídico regulatório
Arcabouço jurídico - contratual: PPP, Concessões, Licitações (4 horas)
A segunda aula deste módulo dedica-se quase completamente às decisões de entes públicos e privados no delineamento do primeiro contrato, o contrato de concessão, e ao arcabouço normativo - regulatório que está por trás. Entramos em contratos como PPP's e procuramos ilustrar com o máximo de casos possível; Tópicos abordados
Arcabouço jurídico-contratual: Contratos Privados: Fornecimento, Operação e Financiamento (4 horas) A terceira e a quarta aula do módulo jurídico referem-se aos termos dos contratos privados, ou contratos subordinados, em especial contratos de turnkey, operação, fornecimentos complementares e outros.
|
Fernando Fleury
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo. Cursos de pós graduação em matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada e direito pela Universidade de São Paulo. Atuou como supervisor de Projetos pela International Financial Corporation, IFC, e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Professor da FIA, FGV e coordenador do curso de Project Finance da ABDIB. É Sócio Diretor da Almeida & Fleury Project Financeand Business Development e Almeida & Fleury North America Infrastructure, empresas de consultoria dedicadas ao desenvolvimento e financiamento de projetos em infraestrutura com ênfase em transporte público de passageiros, rodovias, ferrovias, geração de energia, água e saneamento com sede no Brasil, América do Norte e África do Sul.
Carga horária: 57 horas
Calendário/horário: 15, 17, 22, 24 e 29 de abril, 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de maio 3, 5,10,12,17 e 19 de junho das 18h00 às 21h00.
Valor não associados: R$ 3.000,00
Valor associados: R$ 2.820,00
A Educação Corporativa da Abdib, reserva-se o direito de alterar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de alunos por turma.